LINHAS DE PESQUISA

ORIENTADORES

Bronquiectasia / Fibrose Cística 

 

Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de Doenças Pulmonares relacionadas à bronquiectasias e fibrose cística

 

RODRIGO ABENSUR ATHANAZIO 

Diagnósticos em doenças pulmonares obstrutivas crônicas

Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de Bronquectasias

 

ALBERTO CUKIER

RAFAEL STELMACH

Distúrbios respiratórios do sono

Estudo da interação entre os distúrbios do sono e as doenças cardiovasculares e a compreensão da fisiopatologia dos distúrbios do sono. O nosso objetivo a longo prazo é reduzir o impacto dos distúrbios do sono, em especial dos portadores de doença cardiovascular, melhorando a seleção e eficácia de terapias já existentes e investigando novas alternativas.

 

GERALDO LORENZI FILHO

PEDRO RODRIGUES GENTA

 

Doenças pulmonares ambientais e ocupacionais

Poluição e exercícios físicos Marcadores associados a alterações funcionais em indivíduos expostos à sílica Asma relacionada ao trabalho x asma não relacionada ao trabalho - avaliação do impacto sócio econômica Influência da estrutura familiar e do polimorfismo genético na dependência ao tabaco Estudo da toxicidade pulmonar e risco de injúria renal em trabalhadores cortadores de cana

 

MÁRIO TERRA FILHO

UBIRATAN DE PAULA SANTOS

 

Doenças pulmonares intersticiais

Estudo das doenças do trato respiratório inferior caracterizadas pelo desarranjo alveolar e perda funcional da unidade alveolocapilar. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.

 

BRUNO GUEDES BALDI

CARLOS ROBERTO RIBEIRO DE CARVALHO

RONALDO ADIB KAIRALLA

 

Estudo da circulação pulmonar

Estudo da hipertensão pulmonar nas suas diversas formas: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Estudo da embolia pulmonar aguda e crônica: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.

 

CAIO JULIO CESAR DOS SANTOS

MÁRIO TERRA FILHO

ROGÉRIO DE SOUZA

Fisiologia e investigação da musculatura ventilatória

Estudo dos músculos ventilatórios, ins e expiratórios, em indivíduos saudáveis e nas diversas doenças com sintomas respiratórios. Através de diferentes técnicas diagnósticas, é possível mensurar as forças máximas gerada por cada grupo muscular, além de avaliar o seu comportamento dinâmico (cinemática) durante os ciclos respiratórios na condição de repouso e ao exercício. Com isto, tem-se mais uma ferramenta na investigação da gênese de sintomas (como dispneia) e menor tolerância ao esforço nos pacientes com possível envolvimento da musculatura ventilatória

 

ANDRÉ LUIS PEREIRA DE ALBUQUERQUE

CARLOS ROBERTO RIBEIRO DE CARVALHO

PEDRO CARUSO

Fisiopatologia da cavidade pleural

Estudos dos mecanismos que envolvem o espaço pleural. Determinantes da pleurodese experimental, caracterizando agentes esclerosantes pleurais, mecanismos de ação, efeitos colaterias e interação medicamentosa.

 

LISETE RIBEIRO TEIXEIRA

 

Insuficiência respiratória / Ventilação mecânica

Estudar as múltiplas formas de acometimento pulmonar que evoluem para insuficiência respiratória. Analisar do ponto de vista fisiopatológico, diagnóstico e terapêutico. Estudar os vários métodos de ventilação artificial aplicada.

 

CARLOS ROBERTO RIBEIRO DE CARVALHO

CARMEN SILVIA VALENTE BARBAS

EDUARDO LEITE VIEIRA COSTA

JULIANA CARVALHO FERREIRA

MARCELO BRITTO PASSOS AMATO

PEDRO CARUSO

Transplante pulmonar

Avaliação das diferentes formas de rejeição do enxerto e sua apresentações clinico patológicas, radiológicas e funcionais, além de fatores envolvidos no gatilho imune da resposta do hospedeiro levando à disfunção cronica do enxerto em pacientes transplantados de pulmão.

 

ANDRÉ NATHAN COSTA