• image
  • image
Previous Next

Graduação em Medicina pela USP (1999) e Doutorado em Ciências pela Disciplina de Pneumologia USP (2005).

Ex-coordenador da Comissão de Circulação Pulmonar da SBPT (2014-2016), Editor Associado do Jornal Brasileiro de Pneumologia, membro da European Respiratory Society, American Thoracic Association e American College of Chest Physicians.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nas áreas de circulação pulmonar, especialmente em hipertensão arterial pulmonar. Professor do Máster Internacional en Hipertensión Pulmonar da Universidad Francisco de Vitoria (UFV) - Madri, Espanha, em conjunto com a Sociedad Española de Cardiología. 

Atualmente é Médico Assistente Doutor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Professor Doutor Colaborador da Disciplina de Pneumologia da FMUSP e membro da Comissão de Circulação Pulmonar da ALAT (Asociación Latino Americana de Tórax).

 

Linha de pesquisa

Estudo da circulação pulmonar

 

Orientações em andamento

  1. Marcela Araújo Castro

 

Contato
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (2009), Mestre em Ciências da Saúde (2010), doutorado pela disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014), doutorado Cum Laude em Medicina Intensiva e Anestesiologia pela Faculdade de Medicina do Academic Medical Center - University of Amsterdam (2017), pós-doutorado pelo Academic Medical Center - University of Amsterdam (2015), pós-doutorado pelo Departamento de Bioestatística do Massachusetts General Hospital (2018) e Professor Livre-Docente pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019).

Atualmente é médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, Pesquisador Nível 2 do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e Pesquisador Colaborador do Departamento de Terapia Intensiva do Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdam (AMC-UvA, Holanda). 

 

Linha de pesquisa

Ventilação Mecânica

 

Orientações em andamento

  1. Niklas Soderberg Campos

 

Contato
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MATRÍCULA: para entrega no ato da matrícula
Nos formulários abaixo não colocar data

 Matrícula Inicial Aluno Novo

 Matrícula em disciplina_aluno_regularmente_matriculado

 Matrícula_de_aluno_especial

 Solicitação de crachá

  Solicitação de passe ônibus/metrô

 Instruções para carteira de passes

 

BOLSAS

Formulário de solicitação de bolsa

Critérios_e_requisitos_para_concessão_de_bolsas

Informações_para_utilização_da_taxa_de_bancada

Roteiro_para_elaboração_do_relatório_de_bolsa 

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE)

Ficha de inscrição - PAE

REQUERIMENTO DOS ALUNOS

Formulário de várias_opções  As solicitações de declaração de matrícula deverão ser realizadas através do sistema Janus, Emissão de documentos.

 
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Orientações_para trancamento_de_matrícula_por_motivo_de_saúde

Requerimento de trancamento_de_matrícula acompanhada da ficha do aluno emitida pelo Sistema Janus

 

PRORROGAÇÃO DE PRAZO

Formulário várias_opções

Créditos_especiais

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Inscrição_para_o_EQ para alunos que ingressaram a partir de 01/07/09 ou fizeram opção pelo novo Regimento de Pós-Graduação da USP

Formulário_mudança_título providenciar a seguir da realização do EQ, anexar esclarecimentos e justificativa da mudança de título com uma cópia do projeto   

Sugestão de Banca para Exame de Qualificação Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br

Cadastro de Professor_Visitante

 

DEFESA DE TESE

Sugestão_de_banca_de_doutorado Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br 

Cadastro de Professor_Visitante

Formulário_mudança_título justificar a mudança de título

Capa de CD - Serviço de Biblioteca da FMUSP

Capa_de CD_-_Secretaria_do_Programa

Qualis das revistas

Sugestão_de_carta_convite

 

ORIENTADORES

Critérios_para_credenciamento_e_recredenciamento_de_orientadores_Pneumologia -2012 (pdf)

Solicitação de credenciamento de_orientador_

Credenciamento_de_orientadores_não_contratados_pela_USP

Diretrizes_para_credenciamento_de_orientador_de_nível_técnico USP

Ficha_de_avaliação-orientador (formulário para auxílio do relator da CCP)

Parâmetros CAPES sobre a composição da categoria "Docentes Permanetes"

Documento_da_Área_de Medicina I



DISCIPLINA

Credenciamento_e recredenciamento de disciplina

Critérios_utilizados_para_credenciamento_e_recredenciamento (pdf)

 

AUXILIOS ATRAVÉS DA PRÓ-REITORIA DA USP (para viagens ao exterior e/ou participação em congressos) 
A entrega da documentação no Serviço de Pós-graduação deverá ocorrer até 10 dias antes da data limite estabelecida para inscrição na PRPG, isto é, até, no máximo,  dia 5 de cada mês e na secretaria da Coordenação de Pós-Graduação do InCor até o primeiro dia do mês.
No
formulário informar que a Unidade é Faculdade de Medicina.

Circular_novas_normas_de_auxilio

Normas_para_auxilios_financeiros_atraves_da_PRPG

Auxilio_Docente_USP

Auxilio_Professor_Visitante

Auxilio_Aluno_USP

Auxilio_Aluno_Visitante (estrangeiro)

Modelo_de_detalhamento_do_orçamento

Prestação de contas



Comissão Coordenadora do Programa

A Comissão Coordenadora do Programa é responsável pela coordenação geral do Programa. A sua atuação inclui o estabelecimento das normas de atuação do Programa e dos critérios para seleção de ingresso de novos alunos, bem como a análise dos projetos de pesquisa em proposição e dos processos para concessão de auxílio financeiro. Esta Comissão é formada pelo Coordenador, seu Suplente e por quatro Docentes Permanentes do Programa:

Prof. Dr. Rogério de Souza - Coordenador
Prof. Dr. Mário Terra Filho - Suplente do Coordenador
Dra. Juliana Carvalho Ferreira - Membro Titular
Dr. Caio Julio Cesar dos Santos Fernandes - Membro Suplente
Profa. Dra. Lisete Ribeiro Teixeira - Membro Suplente
Dr. Bruno Guedes Baldi - Membro Suplente
Martina Rodrigues de Oliveira - Representante Discente - Titular
Marcela Araújo Castro -  Representante Discente - Suplente 

Comissão de Gestão

A Comissão de Gestão tem por objetivo estabelecer critérios de concessão das bolsas. Esta Comissão é formada pelo Coordenador do Programa (Presidente), (um) Representante Docente e (um) Representante Discente:

Prof. Dr. Rogério de Souza - Presidente
Prof. Dr. Mário Terra Filho - Representante Docente
Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho - Representante Docente
Martina Rodrigues de Oliveira - Representante Discente - Titular